quarta-feira, 11 de setembro de 2013

SAYONARA(QUARAÍ-RS) - EDUCAÇÃO - A EDUCAÇÃO, AS NECESSIDADES ESPECIAIS DE APRENDIZAGEM E A VIDA EM SOCIEDADE





A EDUCAÇÃO, AS NECESSIDADES ESPECIAIS DE APRENDIZAGEM
E A VIDA EM SOCIEDADE

      Hoje estamos mais preocupados em dar nomes aos comportamentos, que na visão de alguns interfere no processo de aprendizagem, do que trabalhar de fato em função de sanar essas dificuldades.  É mais fácil justificar o porquê a criança não aprende do que encarar o desafio de fazer com que ela aprenda apesar de suas limitações.

   Dislexia, TDAH, DPAC, Discalculia, entre outros distúrbios ou transtornos de aprendizagem que encontramos são apenas diagnósticos que apresentam um conjunto de comportamentos. Não devemos simplesmente rotular e abrir mão do indivíduo que apresenta algum desses comportamentos, ao contrário disso devemos usá-lo a nosso favor. Se já é certo que o indivíduo apresenta alguma dificuldade temos que levar isso em conta e trabalhar para contribuir com seu desenvolvimento. Limitações e deficiências todos nós temos, o importante é aprender a superar ou encontrar estratégias para viver melhor.
     
Concordo com Brotto, quando afirma que acreditamos ser importante aprender a competir, porque em várias situações na vida teremos que lidar com a competição, como em um vestibular, em uma seleção de emprego, em um concurso entre outras diversas situações que teremos que vencer.

    Cooperar é fundamental para a vida! Vivemos em sociedade, estamos interligados, precisamos uns dos outros para viver bem e sermos felizes.

    O mundo está cada vez mais competitivo, porque fomos educados nesse sistema. Poucas são as pessoas que sabem o significado de  “ cooperar”. A maioria concebe o termo cooperar como “ ajudar o outro”. Cooperar não é ajudar, mas sim fazer junto, operar junto. O que é bem diferente de ajudar, fazer junto é achar um ritmo comum é unir forças para alcançar um mesmo objetivo.
    
O que realmente importa é buscar o equilíbrio, saber que cooperar ou competir são escolhas. A cada ocasião podemos escolher o que for melhor. O fundamental é ser ético, respeitar tudo e todos nas suas escolhas, seja na hora de competir ou cooperar.
    
  Cooperar talvez seja um princípio que antecede a competição, pois até mesmo nos jogos competitivos se uma equipe não coopera entre si dificilmente chegará a tão sonhada vitória.

    Devemos primeiro aprender a cooperar, enxergar os outros como parceiros, para depois aprender a competir e ai sim olhar o outro como adversário sem perder o respeito e a camaradagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário