quinta-feira, 12 de setembro de 2013

COLUNA DO PAULO TIMM(Torres-RS) - Drops Revista Diária set 12 - CONTRA ACORDO NUCLEAR C JAPÃO



 Drops Revista Diária set 12 - CONTRA ACORDO NUCLEAR C JAPÃO



              UMA SEMANA DOURADA

     Paulo Timm – Especial para A FOLHA, Torres – setembro 12

Os últimos dias me  foram particularmente aprazíveis: o tempo maravilhoso, antecipando o primeiro veranico, distensão internacional com a  suspensão dos bombardeios americanos sobre a Síria, memoráveis lembranças na celebração, com o os amigos Luiz Inácio Zaga e Paulo Roberto Pegas, do meu majestoso ingresso no umbral dos 69 anos...Além disso boas notícias da família, espalhada no vasto mundo. Sou feliz e eterno. E me confirmo na melhor máxima que bolei até hoje: eternidade é a medida do tempo sem compasso; o homem, a eternidade a cada  passo...A cada dia...Para completar minha euforia, vou visitar Porto Alegre, tomar aquele cafezinho no Mercado e ver os primos em Santa Maria, onde tive minhas primeiras letras em meados do século passado. Redulces cariños al´ alma...
Mas aproveito para transmitir  aos torrenses algumas impressões dos dias que passam.

A primeira: A INTERNET é uma dádiva dos tempos atuais. A quantidade de informações que nos propicia e a amplitude de relações novas que oferece através das Redes me impressiona. Nossa velocidade ainda é baixa, o sinal não muito bom, mas é alvissareiro saber que 70% dos lares brasileiros já têm acesso à INTERNET. Há cidades, aliás, que mercê dos esforços da Prefeitura local, todos já têm tal acesso gratuito.   Vamos nessa, Dona Nílvia!

Tenho, a propósito, me batido contra vários Quixotes da minha geração que continuam brigando contra a tecnologia a serviço da informação. Tinha um amigo que pediu para ser enterrado com uma velha Remington. O foi... A todos, lembro que tudo começou com o domínio do primeiro homínida sobre o fogo. Do gesto, à fala. Da fala à escrita, que fez do grego a primeira língua universal. Da escrita, à imprensa, que multiplicou a palavra de Deus a serviço de qualquer homem, sem a mediação do clero. Da imprensa à interconectividade eletrônica da Aldeia Global. Um monge espanhol, no século XVII- Baltazar Gracián,  já dizia: Mundo sem informação, mundo às escuras. Pois, fez-se a luz...

Outra dádiva: A televisão a cabo.

Custei muito a ter e assistir televisão. Lembro-me que ainda nos anos 1970-73, quando morava no Chile, não tinha aparelho de televisão. Não sentia a menor falta. Fui conhecê-la de perto quando mudei para Brasília e me aprazia assistir aos jornais. Quando a TV ficou colorida, me interessei um pouco mais. E vibrei quando vi a Manchete transmitindo as imagens do Sambódromo, em 1984. Mas sempre odiei o resto da  programação. Preferia o rádio. Aí, quando chegou a TV a cabo, mudei de idéia. Comecei a ver cada vez mais televisão. E hoje sou refém dela. A quantidade de canais de excelente qualidade justifica minha decisão e a recomenda.

Registro, aqui, um Canal novo, vinculado à Bandeirantes: Canal Curta. Uma excelente programação de curtas e documentários jamais vistos e de excelente qualidade. Outro, o Arte 1, é também um primor. Verdadeira maravilha que coloca a beleza, até há pouco, privilégio das elites, à disposição de quase 30 milhões de famílias brasileiras.  Mas há também os programas de cultura e jornalismo, como o CANAL LIVRE, da TV Cultura de São Paulo. Vi, na semana, um debate sobre a Síria, verdadeiramente inédito. Sem dirigismo editorial, como faz a Globo que só dá uma versão dos fatos: a dos donos da emissora. Outra excelente entrevista foi com o campeão de vendas de livros, autor de “ 1808”, Laurentino Gomes. Também da TV Cultura, recomendo CARAVANA DOS LIVROS ,  QUINTAS 22 H e CAFÉ FILOSÓFICO – Domingos 22h. Outros canais poderiam ser indicados. Mas fica pra outra vez. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário