quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Legião Estrangeira e Cuba - 50 Anos de Dignidade, foram as atrações desta quarta-feira no Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira


A sessão desta quarta-feira, 14, começou com um comentário sobre as qualidades de A Onda da Vida, e a maneira sutil de José Augusto Muleta conduzir suas histórias, quando deixa vagas entre as cenas para o expectador pensar e interpretar.


Para começar as atrações da noite, foram chamados ao palco o escritor e diretor de Legião Estrangeira Antônio Pinto Netto e o personagem do documentário, Luiz Bouchardet, popularmente conhecido como Jacaré.  
Antônio Pinto e Jacaré

Antônio comentou que escrevera o Livro, baseado nas narrativas de Jacaré, a partir de quando ele deixara Visconde do Rio Branco, na segunda metade do Século XX, para se incorporar à Legião Estrangeira Francesa. 

È por motivo da grande aceitação da sua obra, achou interessante produzir o documentário, cujas primeiras imagens mostram o personagem rodando em sua motocicleta nas ruas da cidade, marcadamente na Avenida Theophille Dubreil, Barra dos Coutos, onde o acervo restante do antigo Engenho Central serve de cenário com marca histórica para as primeiras imagens.  Detalhe: Jacaré compõe o grupo de motociclistas denominados Uruburs do Asfalto.  É considerado por todos o mentor, líder do Clube. 

E é a partir dali que, sentado em sua moto Luiz Bouchardet conta a epopeia de sua partida para ingressar naquela unidade militar estrangeira. 

A narrativa mostra imagens fotográficas dos acampamentos, quartéis e situações diversas, próprias daquela atividade militar, por onde Luiz servira aos interesses bélicos da França fora do território francês. 
Imagen na tela

Imagen na tela

Imagen na tela


A função dessa corporação sempre foi a de defender os interesses da França junto às suas colônias na África, no oceano Pacífico, na América do Sul e no Caribe, usando os estrangeiros que aceitassem esse trabalho, para evitar, enquanto pudesse, sacricar os cidadãos franceses no seu domínio colonialista.
Jacaré aceitou subir ao palco, mas preferiu nada falar. 

Luiz Bouchardet


>Ficha técnica de Legião Estranteira:
Documentário
Diretor: Antônio Pinto
Cidade: Visconde do Rio Branco (MG)
Sinopse: Baseado no livro do próprio Antônio Pinto Neto que relata a participação do Rio-branquense Luiz Bouchardet, conhecido como Jacaré, na Legião Estrangeira Francesa, uma unidade militar da França, criada no século XIX, atualmente uma tropa de elite. É a mais famosa legião estrangeira ainda em operação no mundo.


 Cuba - 50 anos de dignidade, exibido em seguida, é   um documentário dirigido por Jacynto Batalha, a partir de imagens colhidas pelo rio-branquense Sérgio Pinto junto ao povo cubano em plena Havana.  Sérgio diz que apenas abria a câmera e deixava as pessoas falar o que quisessem sobre o regime, os governantes, a vida no país.  E que ninguém teria sido induzido.  E que percebeu naquela gente um orgulho de si mesmo, fudamentado no amor próprio de alcançarem acesso à educação em todos os níveis, saúde e índicadores sociais semelhantes a países do primeiro mundo. 

Os diálogos de Sérgio Pinto com os cubanos são legendados em Português, embora não seja difícil compreender o Espanhol falado na Ilha de Fidel Castro.  

É curioso o alto grau de instrução de jovens e adultos, quase todos revelando serem portadores de cursos superiores, onde a educação é gratuita, mesmo diante da pobreza do país que sofre forte bloqueio econômico do mundo capitalista nestes 50 anos de regime comunista.  Nota-se uma população feliz com a vida que tem orgulho de dizer que seu país não tem assaltos, nem criança abandonada, com seus indicadores sociais superiores aos demais países da América Latina.

Entre tantos entrevistados, há um que revela insatisfação com o comunismo e diz que prefere o capitalismo. 

Sérgio destacou máximas de Fidel Castro:

"Esta noite milhões de crianças dormirão na rua, mas nenhuma delas é cubana."

E em uma resposta a Bush que dissera que as professoras cubanas são prostitutas.

Fidel teria dito que a diferença é que "em Cuba também as prostitutas se formam"

Sérgio Pinto
  


Uma curiosidade:  

Com uma "População: 11,07 milhões de habitantes(estimativa 2012)", consome mais livros(inclusive de autores brasileiros) do que  a "População brasileira que chega a 193.946.886 habitantes em julho de 2012".

Pelas ruas de Cuba circulam predominantemente veículos
antigos que, para a visão capitalista, seriam peças de mostruário de colocionadores.




Ficha técnica:

Documentário
Diretor: Jacynto Batalha
Cidade: Visconde do Rio Branco (MG)
Sinopse: Um documentário baseado em imagens e depoimentos colhidos na Ilha de Fidel pelo Rio-branquense Sérgio Pinto. E mostra o comportamento de um povo cheio de amor próprio e orgulho de si mesmo. Um pequeno país que há mais de 50 anos sofre o preconceituoso bloqueio econômico imposto pelo país mais poderoso do mundo, os Estados Unidos da América.


Hoje, quinta-feira,  a sessão começa com 

-Timbuca “Uma lenda viva em extinção"


É o registro de uma figura popular amante do circo de tourada, que luta para preservar essa arte perigosa de enfrentar animais violentos, nas acrobacias das chifradas provocadas pelo pano vermelho, que depende de artistas/atletas capazes de se livrarem das cabeçadas do boi e levarem a platéia ao delírio.  Timbuca, com o circo armado na zona rural da Floresta, no momento, conta sua história em depoimento a Jacynto Batalha, que também colheu imagens de sua forma de chamar o público para os espetáculos:  em uma charrete sai de microfone em punho, gritando pelos autofalantes o apelo para comparecimento.  Jacynto filmou também cenas das touradas no centro do circo, com vários animais se revezando nos ataques aos vários toureiros de seu elenco, dos quais um se mascara de palhaço, mas revela admirável destreza ao provocar o animal e esquivar-se de maneira jocosa para gargalhadas da platéia. 




Ficha técnica:

Documentário, 
Diretor: Jacynto Batalha
Cidade: Visconde do Rio Branco (MG)
Sinopse: Documentário sobre uma lenda viva das touradas. Há cinquenta e três anos, Timbuca luta contra todas as dificuldades para continuar levando alegria às cidades por onde passa.


Nesta mesma noite, o público vai ver 


  O Gari, de Luciano Benhame.



Diretor: Luciano Benhame



E, em seguida,   O intruso, de Filipe Rufato.



Ficha técnica

Curta
Diretor: Filipe Rufato
Cidade: Ubá
Sinopse: Depois de deixar a porta destrancada, um casal tem a surpresa de encontrar uma pessoa dentro de sua casa. Mas a conversa, que deveria girar em torno do problema da invasão, toma um rumo completamente diferente. Por fim, ainda há uma surpresa, quando tudo parecia estar resolvido.

Esta é a primeira noite do Festival com mais de dois filmes na mesma sessão. 


(Franklin Netto - viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário