sexta-feira, 5 de julho de 2013

SAYONARA(QUARAÍ-RS) - A IMPORTÄNCIA DO PLANEJAMENTO





A IMPORTÄNCIA  DO   PLANEJAMENTO

É importante que o planejamento do conteúdo da Informática  Educativa seja elaborado a partir da proposta pedagógica da escola, de seus objetivos, e seja um real componente de seu plano escolar. Quando as escolas optam por terceirizar este serviço é de extrema importância que o plano escolar seja estudado pela  prestadora de serviço, e que esta faça uma adequação em termos de conteúdos, época e material, para que haja um real aproveitamento da informática nos seus aspectos de aliada do processo de apropriação do conhecimento pela criança.

 
Passos iniciais e mínimos para a Implantação de um Projeto de Informática em Educação em escolas

Alternativas de ação
1-montagem do projeto pela própria escola
2-terceirização

1- Montagem do projeto pela escola
  • número de alunos envolvidos
  • número de equipamentos a serem adquiridos ou disponíveis
  • tipos de hardwares e periféricos a serem adquiridos ou disponíveis
  • sistema operacional
  • licenças de uso
  • espaço disponível
  • adequação de instalações elétricas e físicas
  • investimentos em softwares
  • plano para manutenção dos equipamentos
  • investimento em mobiliário adequado
  • determinação de prioridades para distribuição dos alunos nos equipamentos existentes
  • capacitação dos professores caso estes venham a trabalhar também a informática com seus alunos, ou contratação de docentes a partir dos requisitos estabelecidos na proposta da escola (não é necessário que o docente seja um especialista em hardware , basta conhecer o computador ao nível de usuário )

  • 1.1- Definição da Estratégia Pedagógica
  • análise do Plano Escolar
  • análise dos conteúdos básicos a serem trabalhados com cada faixa etária
  • análise das áreas que serão integradas e priorizadas no planejamento conjunto
  • análise das estratégias a serem desenvolvidas a escolha dos softwares que melhor se prestem à aplicação das propostas
  • elaboração de plano( que não é imutável, e sim um instrumento flexível)
  • propostas de avaliação
    2-Terceirização
  • conhecer o material utilizado pela empresa para verificar a adequação pedagógica
  • informar-se sobre a capacitação pedagógica do pessoal envolvido
  • não aceitar projetos prontos que nada tenham a ver com a realidade da escola
  • exigir que o trabalho seja planejado e desenvolvido a partir do Plano Escolar
  • acompanhar, avaliar e replanejar de acordo com o desenvolvimento do trabalho
  • verificar o número de equipamentos a serem disponibilizados
  • integrar docentes, coordenadores, com o programa de Informática Educativa
  Vera Lúcia Camara  Zacharias é mestre em educação, pedagoga, mestre em educação, com vasta experiência na área educacional em geral, palestrante, pesquisadora e consultora em educação.
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