quinta-feira, 11 de julho de 2013

AGÊNCIA BRASIL - Quinta-feira, 11/07/2013

16h52
Participantes da mobilização convocada pelas centrais sindicais estão na Esplanada dos Ministérios, como parte das atividades do Dia Nacional de Luta. Entre as reivindicações estão o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho, a aceleração da reforma agrária e a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação.




15h48
Pelo texto aprovado pelos deputados e senadores, todos os vetos presidenciais a partir de 1º de julho deste ano terão no máximo 30 dias para ser votados. Caso contrário, a pauta ficará trancada até a sua apreciação. O projeto não incluiu um critério para análise de vetos antigos.

13h34
O Senado terá uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a denúncia de espionagem norte-americana para monitorar e-mails e ligações telefônicas no Brasil. Com 41 assinaturas – 14 a mais que o mínimo necessário – o requerimento de criação da CPI, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) foi lido na madrugada desta quinta-feira (11) no plenário.



Os mais de 3 mil vetos presidenciais que ainda aguardam a análise de senadores e deputados federais podem ficar mais tempo na lista de espera. Os parlamentares terão agora que priorizar os vetos mais recentes feitos pelo Planalto a pontos de textos aprovados pelo Legislativo.

9h41
A lei que regulamenta o exercício da medicina, estabelecendo atividades privativas dos médicos e as que poderão ser executadas por outros profissionais de saúde, está no Diário Oficial. O Artigo 4º, que atribuía somente aos médicos a formulação de diagnósticos, teve nove vetos.



10h23
Francisco modificou o Motu Proprio, o equivalente ao Código Penal da Igreja Católica Apostólica Romana. A atualização menciona crimes contra crianças e adolescentes, além do delito de lavagem de dinheiro. A legislação é válida para a Santa Sé e como regulamento do Vaticano.

15h25
Os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das duas chamadas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre deste ano têm prazo até esta sexta-feira (12) para entrar na lista de espera. A convocação será a partir do dia 17 de julho.



4h34
A 16ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios terminou com a leitura da Carta dos Prefeitos e a promessa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), organizadora do evento, de lutar pela aprovação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para aumentar em 2% os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).


13h58
O Ministério da Defesa tem 30 dias para enviar ao Senado a lista de voos operados pela Força Aérea Brasileira (FAB) de 2010 até este ano. O requerimento, de autoria do líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), foi aprovado no início da tarde pela Mesa Diretora da Casa.

8h42
O resultado do Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade é inferior ao observado no primeiro trimestre, que havia sido de 1,82%, de acordo com a Fundação Getulio Vargas. A principal contribuição para a queda o IPC-3i veio do grupo de despesas com alimentação.

13h03
O assunto foi discutido nesta quinta-feira (11) entre o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. Na próxima terça-feira (16), um projeto que beneficia os garçons com esse tipo de aposentadoria, deve ser votado no plenário da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário