quarta-feira, 29 de maio de 2013

Sayonara(QUARAÍ-RS) - EDUCAÇÃO - A CONSTRUÇÃO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL






Considerações finais

A introdução, fala da temática da monografia; marco teórico e definições dos capítulos. O Capitulo I, estuda a leitura numa perspectiva interacionais no qual analisa os processos e aquisição da leitura numa visão da psicogênese, como também a importância dos diversos portadores de texto para leitura.

No Capitulo II, trata da leitura numa perspectiva social, foi investigada também a importância do ato de ler e a conscientização política, por que quando uma pessoa tem uma boa leitura com certeza terá uma visão crítica a cerca de qualquer assunto, dando uma seqüência foi refletido sobre o enfoque de compreensão no processo de leitura a cerca dos portadores de textos.

No terceiro capítulo, referi-me à questão da pesquisa de campo, onde foi elaborado um questionário para um aluno de cada série do ensino fundamental II, e outro para os dois professores como também para os dois gestores, com o objetivo de analisar como os alunos se relacionam com a leitura em sala de aula, constatar o hábito da leitura na família, focalizando ainda a fim de reconhecer os tipos de leitura abordada no ensino fundamental II em Itapipoca.
No quarto capitulo, fala sobre as sugestões de atividades para desenvolver a leitura e versa também sobre a importância de se praticar o ato de ler e de como é de vital importância que os pais auxiliem seus filhos a terem incentivo pela leitura.

BIBLIOGRAFIA
Freire, Paulo. A Importância do Hábito de ler: São Paulo . maio de 1982.
Ferreiro, Emília e teberosky, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre. Artmed,1999.
GUSDORF, Georges, Porquoides professeuros – Pour une pedagogia, Paris, Payot, 1996, p. 143.
KANT, Immanuel Nachricht Von Der Einnichtung Seiner Vorlesungen im dem Winterhalbenjahre Von 1756-1766, kants Werke, Edição da academia de Berlim, Tomo II. P.306.
Kato, Mary Aet al. Estudos em Alfabetização. Campinas, SP. Pontes; Juiz de Fora, MG. Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora, 1998.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de Leitura, São Paulo. 5a Edição, 1997.
Naspoline, Ana Tereza. Didática de Português: Tijolo por Tijolo: Leitura e Produção Escrita. São Paulo: FTD, 1996.
Teberosky, Ana. Aprender a Ler e a Escreve uma Proposta Construtivista. Porto alegre. Artmed. 2003.

ANEXOS
ANEXO I
Questionário destinado ao professor
Tempo de ação docente/
Quanto tempo de ação docente nesta instituição?
Que disciplina leciona?
Para você como devemos estimular a leitura?
O que significa leitura para você?
Qual a sua postura diante de aluno com dificuldade na leitura?
Você acha que os alunos gostam de ler? Por quê?
Os professores têm formação adequada para trabalhar nos processos de leitura?
Na sua escola existe projetos que desenvolvam o hábito de leitura ? Quais são?
Na sua opinião como envolver a família no processo de leitura junto com a escola?
Qual é a sua opinião sobre leitura e a conscientização política?
ANEXO II
Questionário destinado ao aluno
O que é leitura?
Você gosta de ler? Por quê?
Como está sendo desenvolvida a leitura na sua escola?
Como seus professores trabalham a leitura na sala de aula?
Sua família estimula você a realizar boas leituras? Como acontece?
Na sua escola existem trabalhos que envolvam a todos sobre leitura?
ANEXO III
Questionário destinado ao Gestor
1.Tempo de ação docente?
2.Quanto tempo de ação docente nesta instituição?
3.Que disciplina leciona?
4.Para você como devemos estimular a leitura?
5.O que significa leitura para você?
6.Qual a sua postura diante de aluno com dificuldade na leitura?
7.Você acha que os alunos gostam de ler? Por quê?
8.Os professores têm formação adequada para trabalhar nos processos de leitura?
9.Na sua escola existe projetos que desenvolvam o hábito de leitura ? Quais são?
10.Na sua opinião como envolver a família no processo de leitura junto com a escola?
11.Qual é a sua opinião sobre leitura e a conscientização política?




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