quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sayonara(QUARAÍ-RS) - EDUCAÇÃO - A CONSTRUÇÃO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL




EDUCAÇÃO - A CONSTRUÇÃO DA
 
LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Contiuação da última Edição:



Como educar a memória



Aprender é uma operação que não se resume a adquirir noções, mas consiste em reter o que foi lido, reproduzir e reconhecer uma série de experiências e pensamentos. Portanto, é imprescindível educar a memória. Logo após o estudo de algum ponto ou matéria, nota-se que o esquecimento também trabalha: a mente elimina noções dispensáveis. Sem disciplina, entretanto, nunca haverá um jogo útil entre memória e esquecimento, entre horas de estudo e horas de descanso.Para facilitar o aprendizado e fixar na memória os conteúdos aprendidos, basta proceder a uma série de operações sucessivas e gradativas no tempo. Repetir é importante, mas não só: saber de cor nem sempre vai além de um papaguear mecânico. As técnicas psicológicas de memorização são complexas, mas podem ser utilizadas simplificadamente pelo estudante. Algumas indicações:
  • ler mentalmente e compreender o assunto;
  • reler em voz alta;
  • concentrar a atenção em aspectos específicos: nomes, datas, ambientes etc.;
  • notar semelhanças, diferenças, relações;
  • repetir várias vezes em voz alta ou escrever os conhecimentos adquiridos (os pontos principais);
  • fazer fichas com esquemas que incluam, de um lado, a seqüência das noções principais e, do outro, detalhes referentes a cada uma delas;
  • nunca esquecer de repousar, pois uma mente cansada aprende pouco e retém com dificuldade.

Continua na próxima Edição:

Como estudar em grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário