segunda-feira, 20 de maio de 2013

Sayonara(QUARAÍ-RS) - EDUCAÇÃO - A CONSTRUÇÃO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL




EDUCAÇÃO - A CONSTRUÇÃO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Conituação da última Edição:

Capitulo IV - SUGESTÔES DE ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A LEITURA


Para que possamos desenvolver a capacidade de aprender das crianças do ensino fundamental teremos que nos valer de três meios básicos ou habilidades básicas: a leitura, a escrita e o cálculo.

Na verdade, não se trata apenas de ler, escrever e calcular, de qualquer jeito, ou seja, de forma rudimentar, mas atingir o pleno domínio dessas habilidades.

A leitura, a escrita e o cálculo são meios básicos para o desenvolvimento da capacidade de aprender. Desses três meios básicos, o desempenho  leitor tem se mostrado muito precário, até mesmo, superior ao desempenho escritor ou matemático das crianças. A lei, de alguma maneira, nos parece sugerir que a importância da leitura está diretamente relacionada ao desenvolvimento da capacidade de aprender. Não há desenvolvimento ou aprendizagem que não passem pela leitura, seja em situação normal ou especial.

Ler para aprender é meio, pois, para desenvolvimento da capacidade de aprender.

Mas, para que ingressemos nessa tarefa de ler para aprender é necessário, antes de tudo, aprender a ler.

E aprender a ler é habilidade que exige da escola uma concepção nova de leitura, ou seja, leitura é decodificação (reconhecimento das letras e discriminação das vogais, por exemplo) e compreensão (sentido dado à pré-leitura, leitura e a pós-leitura).

É a leitura compreensiva, isto é, ler e entender o que se lê, descobrir o propósito do escritor, que irá desenvolver a capacidade de aprender das crianças.

A aprendizagem da leitura depende de três fatores. O primeiro, o querer aprender a ler, o equivalente a uma formação de atitudes do educando de se dispor a ler. Esta disposição pode ser refletida nas formas de expectativas, interesses, motivação, atenção, compreensão e participação. Querer aprender a ler é o primeiro passo para se ler para aprender. Para se desenvolver em leitura é preciso, antes, envolver-se em leitura, gostar de ler, isto é, a obra está no centro de seu interesse (dentro do ser) em ler a obra

Se há disposição para aprender a ler, há possibilidade de chegarmos à capacidade de aprender a ler, e sobretudo, do educando, considerar que pode aprender lendo.

Aqui vale o ditado: querer é poder. A partir da leitura de uma obra regional ou nacional, uma criança pode desenvolver aptidões ou competências e habilidades de natureza intelectiva e procedimental. A aptidão intelectual ajuda a ler para aprender a pensar a prática social e aptidão procedimental a ler para aprender a atuar no mundo do trabalho.

Os pais são a fonte mais rica de informação. E, sem exageros, são os que mais podem estimular o desenvolvimento intelectual e físico de seus filhos. Existem várias recomendações que os especialistas nas novas correntes ressaltam como importantes e seguindo-as talvez possamos criar um pequeno gênio dentro de casa, e somente com nosso apoio. Estas recomendações não são complicadas, tão pouco exige-se que sejam adquiridos quaisquer tipos de materiais em livrarias ou papelarias.O mais importante é ter tempo para orientar e estimular as crianças. É mais fácil do que se imagina.Educar uma criança, como todos nós sabemos, é uma tarefa diária em que só faz falta uma boa dose de bom senso, muito amor – não dependência – e qualidades morais. Desta forma, para que possamos incentivar a leitura na criança é preciso saber lidar com as mesmas:

Leia na próxima Edição:

1- Quando falarmos com ela, não importa a idade, devemos utilizar um vocabulário amplo, rico e avançado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário