quarta-feira, 22 de maio de 2013

José Luiz Lopes Gomes(De Viçosa-MG) - Ministra da Secretaria de Direitos Humanos abre período letivo da UFV




20/05/2013 - Ministra da Secretaria de Direitos Humanos abre período letivo da UFV

A abertura do primeiro semestre letivo de 2013 da UFV aconteceu, na última quinta-feira, com a Aula Magna proferida pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes. Ela começou sua palestra lembrando que, quando se fala em Direitos Humanos tem que se falar em democracia, que é recente no Brasil. Por isso, o país ainda demanda muitas ações para a consolidação dessa área. 

A ministra destacou o trabalho desenvolvido pela Secretaria, que atua em diferentes frentes. Dentre elas, a de enfrentamento ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes, que originou no Disque Denúncia Nacional, ou Disque 100; a de combate ao trabalho escravo, que já resultou na libertação de cerca de 40 mil trabalhadores; a criação de medidas que garantam qualidade de vida aos deficientes e idosos e respeito à comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). Segundo a ministra, a Secretaria de Direitos Humanos procura elaborar políticas públicas juntamente com ministérios e órgãos do governo para produzir uma base que observe a dignidade humana.

A ministra se disse honrada com a visita à UFV, que, em sua opinião, abrirá possibilidades de parcerias com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), “nos saberes, na produção do conhecimento, na extensão, na vocação que a própria universidade tem de estar junto, próxima à comunidade em que está inserida, e ao desenvolvimento de seus alunos, da comunidade acadêmica e de seu entorno”.

Ela contou que a SEDH já está trabalhando com algumas universidades do Brasil em questões relacionadas, por exemplo, à memória e verdade; à memória relacionada à ditadura militar, constituindo centros de referências em direitos humanos. Também estão sendo desenvolvidos estudos sobre deficiência, crianças, questões de gênero e superação das desigualdades raciais e regionais. Segundo ela, a parceria com a UFV está selada.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares reiterou a importância dessa parceria: “nós queremos ser mais este braço da Presidência da República, da Secretaria de Direitos Humanos, para contribuir com todas as suas ações”. A reitora lembrou que, desde que assumiu a administração da UFV, protocolou um ofício na SEDH solicitando a vinda da ministra à Universidade. “Era um sonho antigo, por saber que toda a vida de Maria do Rosário foi centrada em fazer com que os direitos humanos fossem respeitados”. Para a reitora, “a palestra ficará na memória de quem a assistiu pela emoção com que a ministra fala e pelo tamanho de sua crença e de seu desejo de que o Brasil avance nessa área”.

Antes da palestra, a ministra ouviu manifestantes contrários à construção do mineroduto da Ferrous e recebeu deles uma moção de repúdio da Câmara Municipal de Viçosa referente às questões ambientais e de violação dos direitos humanos. O professor Emerich Michel de Souza entregou um documento com a resposta da Ouvidoria Geral de Minas Gerais sobre a questão.

Participaram da mesa da cerimônia o vice-reitor Demetrius David da Silva; o prefeito de Viçosa, Celito Sari; os diretores de centros Wolmer Faroni (Ciências Humanas, Letras e Artes), Rubens Alves de Oliveira (Agrárias) e Carlos de Castro Goulart (Exatas e Tecnológicas); a professora Márcia Rogéria de Almeida Lamego, representando o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, e a coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes, Carolina Maria de Fonseca Lima.

Abaixo, alguns registros do evento. Na última foto, a ministra assina o Livro de Ouro, na reitoria.

 (Adriana Passos – fotos: Daniel Sotto Maior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário