quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sayonara(QUARAÍ-RS) - EDUCAÇÃO - Dicas de atividades para aprender as novas regras ortográficas




Dicas de atividades para aprender as novas regras ortográficas

Acentos:
  • Ditongos abertos (ei, oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonas
  • Nos ditongos abertos de palavras oxítonas e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis.
  • O acento no ditongo aberto "eu" continua: chapéu, véu, céu, ilhéu.
  • Não se acentua mais "i" e "u" tônicos em paroxítonas quando precedidos de ditongo
  • Não se acentua mais a letra "u" nas formas verbais rizotônicas, quando precedido de "g" ou "q" e antes de "e" ou "i" (gue, que, gui, qui)
  • O hiato "oo" não é mais acentuado
  • O hiato "ee" não é mais acentuado

1 – Acentue as palavras abaixo quando necessário:
Heroi - Heroico- Fieis- Reu- Aneis – Anzois – Boia – Plateia – Ideia – Ceu – Chapeu – Assembleia – Doi – Papeis – Ilheu – Paranoica - Europeia

2 – Escolha três palavras do exercício anterior e elabore frases utilizando-as.

3 – Em cada sequência abaixo, apenas uma palavra não deve receber acento gráfico. Sublinhe-a e explique por que ela não deve ser acentuada :
a) Ruína – Egoísmo – Saúva – Genuíno – Feiúra
b) Baiúca – Saúde –Faísca – Piauí – Juízes
Resposta : Feiúra e Baiúca .Não se acentua mais "i" e "u" tônicos em paroxítonas quando precedidos de ditongo

4 – De acordo com a nova ortografia, assinale a alternativa correta:
a)( ) Todos os acentos diferenciais foram abolidos, sem exceção
b) ( ) Os acentos diferenciais foram eliminados somente nos verbos.
c) ( )O acento diferencial permaneceu somente nos verbos pôr (infinitivo) e pôde (pretérito perfeito do indicativo)
d) ( ) O acento diferencial foi eliminado exclusivamente nos substantivos

Resposta : O acento diferencial ainda permanece no verbo "poder" (3ª pessoa do Pretérito Perfeito do Indicativo - "pôde") e no verbo "pôr" para diferenciar da preposição "por" . Não existe mais o acento diferencial em palavras homógrafas
5 – Complete os espaços em branco de acordo com as novas regras :
a) Ele lê
Eles..........
b) Ele relê
Eles..........
c) Ele vem
Eles..........
d) Ele prove
Eles..........
e) Ele vê
Eles..........
f) Ele revê
Eles..........
g) Ele crê
Eles..........
h) Ele descrê
Eles..........
i) Ele detém
Eles..........
j) Ele tem

Eles..........
6 – Acentue quando necessário:
a) Ele cre em tudo quanto le. (crê – lê)
b) Eles creem em tudo quanto leem .
c) Essa proposta convem para nós, mas as outras não convem . (convém – convêm )
d) Quem tem boca vai a Roma
e) Há males que vem para o bem. ( vêm)

Hífen :
  • O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por "r" ou "s", sendo que essas devem ser dobradas
  • Em prefixos terminados por "r", permanece o hífen se a palavra seguinte for iniciada pela mesma letra: hiper-realista, hiper-requintado, hiper-requisitado, inter-racial, inter-regional, inter-relação, super-racional, super-realista, super-resistente etc.
  • O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por outra vogal
  • Esta regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por "h": anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo etc.
  • Agora utiliza-se hífen quando a palavra é formada por um prefixo (ou falso prefixo) terminado em vogal + palavra iniciada pela mesma vogal.
  • Esta regra foi alterada por conta da regra anterior: prefixo termina com vogal + palavra inicia com vogal diferente = não tem hífen; prefixo termina com vogal + palavra inicia com mesma vogal = com hífen
  • Uma exceção é o prefixo "co". Mesmo se a outra palavra inicia-se com a vogal "o", NÃO utliza-se hífen.
  • Não usamos mais hífen em compostos que, pelo uso, perdeu-se a noção de composição
  • O uso do hífen permanece em palavras compostas que não contêm elemento de ligação e constiui unidade sintagmática e semântica, mantendo o acento próprio, bem como naquelas que designam espécies botânicas e zoológicas: ano-luz, azul-escuro, médico-cirurgião, conta-gotas, guarda-chuva, segunda-feira, tenente-coronel, beija-flor, couve-flor, erva-doce, mal-me-quer, bem-te-vi etc.
  • O uso do hífen permanece em palavras formadas por prefixos "ex", "vice", "soto", Em palavras formadas por prefixos "circum" e "pan" + palavras iniciadas em vogal, M ou N, Em palavras formadas com prefixos "pré", "pró" e "pós" + palavras que tem significado próprio, Em palavras formadas pelas palavras "além", "aquém", "recém", "sem"
  • Não existe mais hífen Em locuções de qualquer tipo (substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais)

1 – Uma os elementos usando hífen se necessário:
a)Ante+sala =
b) Ultra+sonografia =
c) Auto+escola =
d) Micro+ondas=
e) Anti+inflamatório=
f) Para+quedas =
g) Pára+choque=
h) Beija+flor =
i) Recém+nascidos=
j) Pan+americano=
k) Pré+natal =

O aluno deve ser efetivamente não só informado do caráter convencional do nosso sistema ortográfico, ou seja, da norma culta, mas também levá-lo a refletir sobre as semelhanças e diferenças entre a fala e a escrita. Particularmente, deverá compreender que a escrita não é uma simples transcrição da língua oral, constituindo-se – o código oral e o escrito – em formas variantes ou alternativas da mesma.

Para que o aluno aprenda a ler e a escrever corretamente, é necessário que ele entenda o para quê e o porquê de fazer isso. O início do aprendizado da escrita, como também da leitura, define-se na compreensão dos usos e valores da escrita e da leitura em sociedade. O verdadeiro leitor e escritor que exerce a leitura e a escrita, sabe por que o faz, escolhe o que quer ler, escrever e estabelece destinatários para as suas produções.


"Não é só o aluno que tem de desenvolver competências. O professor precisa dominar o oficio".
(PELLEGRINI - 2002,p.54)

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