segunda-feira, 29 de abril de 2013

Educação nos municípios, um problema do povo






         Em Visconde do Rio Branco, como em todos os municípios brasileiros, o povo tem que tomar as rédeas da Educação, porque os governantes desprezam o desafio.  Nos níveis  federal, estadual e municipal não se vê ação prioritária sobre o ensino, como parece ser uma determinação dos mandatários de que o povo tenha de permanecer desprovido dos conhecimentos básicos para afirmação de sua libertação e cidadania.

         Desde 27 de novembro de 2012 tornou-se público que o Brasil ficou em penúltimo lugar em qualidade de Educação no mundo.  Àquela altura a presidente da república, os deputados e  governadores de estado estavam completando a metade de seu mandato.  E os prefeitos viviam o período de transição, entre as eleições e a posse  em 01 de janeiro deste ano.  Ninguém deu confiança para a gravidade daquela notícia, nem os que se achavam em pleno exercício, nem os que iriam assumir as prefeituras.

         Isto é muito grave.  Se estivéssemos vivendo sob governos responsáveis, o assunto teria que entrar na ordem do dia e ser tratado como prioridade.  Ao Ministério da Educação (melhor se fosse a própria presidente) caberia tomar a iniciativa de usar ampla cadeia de rádio e televisão e convocar a nação a mobilizar-se de corpo e alma para resolver o problema da Educação.  Os governos dos estados haveriam de impulsionar as respectivas secretarias para acionarem as escolas estaduais a cobrar alterações necessárias que transformassem as escolas estaduais em unidades de trabalho intenso a qualquer custo. E os prefeitos eleitos teriam de colocar como prioridade o tema da Educação como sua principal meta a partir de janeiro.

Ficar em penúltimo lugar,  atrás do México, da Tailândia, da Colômbia, da Argentina, da Turquia, do Chile – entre tantos outros – é uma vergonha para um país que pretende ser a 5ª potência econômica do Planeta!  A Indonésia foi o único país que  ficou atrás do Brasil

         Não se chega a esse ponto  por acaso.  Podemos estar convencidos de que existe determinação pré-estabelecida de manter a população desprovida dos conhecimentos básicos que levam cada um a aprender a estudar.  Nesta hora dá para pensarmos nas “forças ocultas” às quais se referiu o ex-presidente Jânio Quadros na ocasião da renúncia em 1961.

         A mídia convencional, porta-voz das classes dominantes, não toca no assunto. Enche a cabeça dos telespectadores e leitores com notícias de crimes e banalidades do cotidiano.  Querem evitar a existência de um povo que pensa.

         Os testes para esses estudos tiveram como base as áreas como matemática, ciências e habilidades linguísticas.  Analisem que a matemática faz as pessoas raciocinarem em todas as suas etapas, na solução de problemas, no desenvolvimento de teoremas, nas expressões geométricas.  Nas ciências então tudo é raciocínio, quando se partem de hipóteses ou vestígios para se chegar a conclusões comprovadas.  E as habilidades linguísticas envolvem tecnicamente análises gramaticais, capacidade de desenvolvimento da leitura, do entendimento, da comunicação.  Tudo se resume em grau de cultura e de Educação, fundamentos de um povo livre e consciente de si.

        Essa nossa posição humilhante torna sem sentido o orgulho de sermos Penta Campeões mundiais de futebol e de gastamos – pelos atos dos nossos governantes – tantos bilhões de reais(ou de dólares) para construir faustosos estádios de futebol com a intenção de mostrar ao mundo a grandeza que não temos, além das fraudes que enriquecem alguns no submundo dessas obras.

        Os países sérios que se sentiram insatisfeitos diante desse ranking passaram a investir pesado na Educação e na valorização dos professores. E procuram incutir no povo a cultura da educação. Fazer cada um preservar o interesse pela Educação.  Demonstração de brio e amor próprio.

        Já que os governantes estão agindo contra o orgulho da pátria, cabe ao povo chamar a si a tarefa de se defender, de se despertar, ajudando uns aos outros em trabalho solidário que depende da doação de cada um a favor de todos.  As camadas conscientes da realidade precisam agir para despertar os que se acham adormecidos, alienados ou inebriados, perdidos no espaço como quem tenha perdido a capacidade de pensar, porque os meios de comunicação estão pensando por eles e colocando em suas mentes mentiras repetidas em forma de verdade até parecer verdade.

        Ninguém, porém, é tão ignorante que nada saiba.  A melhor tarefa é uns ensinarem aos outros. Todos saberão mais. Erradicar o analfabetismo é o primeiro passo.  E ele existe tanto dentro das escolas como fora.  Há o absoluto e o funcional. Todos aprenderão alguma coisa.  À medida que cada um saiba ler deve dar o passo para se habituar a ler, escrever, falar, desenvolver pensamentos.

        No começo, alguns serão voluntários para ensinar.  Depois todos estarão trocando aprendizado e experiências.  Uns poderão usar livros didáticos.  Outros poderão criar a própria didática. Há sempre autodidatas.  Estes provam que, para ser professor não depende de diploma superior.

        O povo desperto, faz o que os governos não fazem.   Vira uma revolução sem armas: a revolução de idéias, de ações pacificas que libertam. 

        Quando o povo se tornar livre, poderá transformar os estádios de futebol em escolas no dias úteis.  E o esporte nos outros dias.

        O povo livre e autônomo faz, à sua maneira, as escolas de tempo integral, onde todos se ocupam e se aperfeiçoam durante todo o dia. 

        Cada povo livre vai desejar que seu município seja uma exceção desse Brasil, penúltimo do mundo em Educação. 

1.     Finlândia
2.     Coreia do Sul
3.     Hong Kong
4.     Japão
5.     Cingapura
6.     Grã-Bretanha
7.     Holanda
8.     Nova Zelândia
9.     Suíça
10.  Canadá
11.  Irlanda
12.  Dinamarca
13.  Austrália
14.  Polônia
15.  Alemanha
16.  Bélgica
17.  Estados Unidos
18.  Hungria
19.  Eslováquia
20.  Rússia
21.  Suécia
22.  República Tcheca
23.  Áustria
24.  Itália
25.  França
26.  Noruega
27.  Portugal
28.  Espanha
29.  Israel
30.  Bulgária
31.  Grécia
32.  Romênia
33.  Chile
34.  Turquia
35.  Argentina
36.  Colômbia
37.  Tailândia
38.  México
39.  Brasil
40.  Indonésia



Fonte: Pesquisa – AGÊNCIA BBC BRASIL

(Franklin Netto – viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário