terça-feira, 19 de março de 2013

AGÊNCIA BRASIL - Terça-feira, 19/03/2013


18h20


Em 20 anos, secas e enchentes
afetaram 86 milhões de brasileiros
Segundo o professor Carlos Machado, da Fiocruz, 5,5 milhões de pessoas foram diretamente expostas a tais desastres, que provocaram 1.780 mortes. O número pode subir para 460 mil, se forem consideradas doenças e outros males desencadeados pelas tragédias. Apesar disso, apenas 6% das cidades brasileiras têm planos de risco, disse Machado, ao participar do 4º Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública, em Belo Horizonte.


A aprovação do governo Dilma Rousseff bateu novo recorde, com 63% dos brasileiros avaliando a gestão como boa ou ótima, segundo a pesquisa CNI-Ibope da Confederação Nacional da Indústria. Para 29%, a gestão é avaliada como regular, enquanto 7% a consideram ruim ou péssima.
7h04
Francisco usou as expressões “por favor”  e “pedir” ao se dirigir aos líderes para que assumam o papel de “guardiões”, afastando os riscos de destruição e morte no mundo. O apelo foi feito na missa que marca o começo de seu pontificado.

11h04
Os dados são da pesquisa Perdas de Água: Entraves ao Avanço do Saneamento Básico e Riscos de Agravamento à Escassez Hídrica no Brasil, feita pelo Instituto Trata Brasil. Uma redução de 10% nas perdas agregaria cerca de R$ 1,3 bilhão à receita operacional com a água.
10h11
Os pesquisadores poderão acompanhar, pelo menos por um ano, projetos de desenvolvimento e pesquisa de medicamentos em três centros no exterior: Cambridge, na Inglaterra; Paris, na França, e Frankfurt, na Alemanha.
13h44
Ocorridas em áreas xiitas da capital, as explosões deixaram mais de 150 feridos. Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelas explosões. Amanhã, a campanha liderada pelos Estados Unidos no Iraque completa dez anos.
12h35
A liminar da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu os efeitos da Lei dos Royalties do Petróleo até o julgamento do mérito da ação direta de inconstitucionalidade que questiona a norma, sancionada na semana passada.
13h31
Recomendação, publicada hoje no Diário Oficial da União, é especialmente dirigida às cidades-sede dos jogos. Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o calendário escolar deve se adequar às peculiaridades locais e devem ser cumpridos pelo menos 200 dias letivos.
11h33
Os cheques devolvidos no país tiveram redução de 0,12 ponto percentual em fevereiro (1,9%) na comparação com o mês anterior, segundo levantamento divulgado pela empresa de consultoria Serasa Experian. Também houve decréscimo em relação a fevereiro de 2012.
16h36







O inquérito vai apurar se o deputado Paulo Maluf (PP-SP) cometeu crime de caixa 2 na campanha. Suspeita-se de que Maluf teve despesas de quase R$ 170 mil pagas por empresa de sua família e não declarou os gastos na prestação de contas.
11h43
A estratégia evita repassar ao mercado doméstico as oscilações de curto prazo no preço do petróleo no mercado internacional. A presidenta da Petrobras, Graça Foster, admitiu que persiste a defasagem de preços.
7h57







Para muitos músicos brasileiros de hoje, uma das influências mais marcantes é a obra do carioca Ernesto Nazareth, que nasceu há 150 anos, no dia 20 de março. Ele é considerado um dos formadores da identidade musical brasileira, ao lado de Chiquinha Gonzaga e outros compositores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário