quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Afinal, surgiram informações sobre a Dengue


      

         Agora sabemos, através da Secretaria Municipal da Saúde/Gestora do SUS/FMS-VRB, que no dia 25 deste mês havia 544 notificações. 132 exames realizados, 49 confirmados, 11 descartados e 73 aguardando resultado. Os homens foram menos afetados, com 206 casos, e as mulheres com mais: 338.  O informe detalha os bairros atingidos, com os números de incidência em cada um.  E traz a assinatura de Bruno Ramos Gonçalves, como coordenador do Programa Nacional de Combate à Dengue em Visconde do Rio Branco. A nota oficial se encontra  no Portal do Site da Prefeitura e dá instruções ao público de como preparar ingredientes para se proteger contra o mosquito da Dengue. Divulgamos seu conteúdo no espaço anterior deste número.

         A população passa a aguardar orientações complementares na área da Saúde sobre o atendimento pelo Sistema Único de Saúde no Hospital São João Batista e  na Casa de Saúde Santa Rosa e outras unidades credenciadas que houver.  Da mesma forma, aguarda esclarecimentos em relação à distribuição de remédios e demais procedimentos como exames, consultas, tratamento odontológico e fornecimento de aparelhos para deficientes auditivos, visuais e demais modalidades. 

         Toda a imprensa, falada e escrita, impressa e virtual certamente contribuirá na divulgação de cada matéria de interesse público, preferencialmente se for elaborada em caráter impessoal, sem forma de propaganda política, e fornecida com viés oficial.  A citação de um responsável técnico de cada setor é importante para a credibilidade das informações prestadas, o que tira a má impressão de ser documento apócrifo.

          A imagem de uma administração se projeta de acordo com o desempenho dos assessores responsáveis para cada área. Entre suas qualificações, a habilidade em relações humanas é indispensável em todo setor.  Os agentes nos trabalhos  da Saúde têm de ter consciência de estarem lidando com um público formado de pessoas fragilizadas por velhice ou por fatores patológicos. Critério político para a formação do quadro administrativo é o menos indicado e menos eficiente para o bom funcionamento da máquina administrativa, a não ser nas funções excepcionais de secretário direto do chefe do executivo, como alguma função de negociador ou elo da administração com a sociedade.  O critério técnico é o mais indicado para a formação de um quadro eficaz.

         Saúde tem sido o nosso principal assunto nestes dias, por corresponder à necessidade de todos no cotidiano.  Mexe com cada um e com famílias inteiras. Raro é não haver dependente de cuidados em cada núcleo familiar.

         E a suspensão das obras da UPA24h, sem perspectiva de continuidade no mesmo lugar, ou em outro, deixa um vazio na expectativa gerada na população.  Todos sentem que está passando da hora de haver uma unidade de pronto atendimento no momento da doença inesperada, ou quando um acidente nunca previsto acontece, sem mandar aviso.  Todos se deparam com a ausência de médico credenciado e uma estrutura confiável nas horas críticas das noites, dos fins de semana, e dos feriados prolongados. E essa unidade, popularmente conhecida como Pronto Socorro, em termos, é preparada para esses momentos.  Saúde como direito de todos constitucionalmente não pode ficar a depender de planos de saúde ou capacidade financeira dos pacientes para existir.  Os municípios, estados e países humanamente avançados fornecem saúde gratuita, sejam capitalistas ou socialistas.  Não depende do regime ideológico. Depende de mentalidade evoluída dos detentores de poder.  

          Na verdade, todo comportamento social, de governantes e governados, tem como geratriz a Educação. Se esta for de qualidade, produz bons governantes e respeitáveis governados.  Sem ela, uns e outros agem como animais predadores, com os mais fortes devorando os fracos até sua própria extinção.  Isto está relacionado a outros profundos capítulos de reflexão.   

Seguem dados oficiais sobre a incidência da Dengue em Visconde do Rio Branco:

Posição em  25/02/2013
Notificações:    544
Exames realizados:  132
Confirmados:        49
Descartados :    11
Aguardando resultado:  73
Sexo
Masculino:  206
Feminino:  338
Sobre os positivos: Feminino (38) /Masculino (10)
Bairros: Colônia (7), Mutirão (4), Bela Vista (1), Filipinho (2), Novo Horizonte (2)
Boa Vista (2), Centro (15), Novo Planalto (3), Fazendinha (1), Formiga (1),
Chácara (2), Santa Rita(1), Nova Rio Branco(2), Centenário( 1), Rancho Verde( 1),
Santo Antônio(1), Jardim Alice(1), De Lourdes(1)
Bruno Ramos Gonçalves
Coordenador PNCD/VRB
Visconde do Rio Branco-MG

(Franlin Netto – viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário