quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Vendaval sacode a cidade




Depois de uma infernal temperatura próxima dos 40º, e formação de nuvens negras carregadas, violento vendaval cai sobre a cidade, por volta das 17 horas, nesta quarta-feira,  com ventos em todas as direções, na vertical e na horizontal, sacudindo as árvores de um lado para o outro.

Objetos e móveis eram carregados. Pedestres tinham dificuldade de se locomover, porque a força dos ventos ameaçava derrubá-los. Quem não encontrava imediatamente um abrigo passou por momentos difíceis, pois havia perigo de queda de árvores e marquises.  Objetos como telhas e tampas de caixa d’água voavam pelos ares.

As chuvas torrenciais se misturavam com granizo e ventania.
O temporal durou mais de uma hora e deixou o rastro de muitos danos e prejuízos.

Durante a chuva um mormaço insuportável ainda incomodava quem estivesse protegido em ambiente fechado.  Houve apagão desde as 17 horas até 18:30. 
  
Ao anoitecer, quase 19 horas, o temporal acalmou-se dando lugar a uma temperatura amena. Ao aproximar-se da meia-noite, já havia um cenário completamente diferente, com lua e algumas estrelas.

Estes fenômenos têm sido marcas deste período do ano. Há menos de uma semana, houve relativa alta de temperatura, acompanhada de chuva ligeira.  Hoje o calor esteve abrasador e com o temporal nas proporções descritas.

Quanto mais a Primavera se aproxima do Verão, a temperatura tende aumentar, acompanhada de maiores precipitações de chuva. Este é o clima que predomina até o início do próximo ano. É fácil lembrar que o Carnaval, quando cai em fevereiro, acontece sob forte calor. E, as vezes, com chuva.

A população de Visconde do Rio Branco vive tensa, nesta ocasião, por conta das enchentes vindas cada vez com menor espaço de tempo, e causando tragédias na sua trajetória, devido às obras públicas e particulares realizadas dentro do leito dos rios Piedade e Chopotó. Essas obras bloqueiam o escoamento das cheias e se constituem nítidas áreas de risco para as pessoas que moram ou trabalham no seu espaço. 

(Franklin Netto - viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário