terça-feira, 30 de outubro de 2012

COLUNA DO PAULO TIMM(De Portugal) - A importância da educação para o desenvolvimento do Brasil





A importância da educação para o desenvolvimento do Brasil



26-OUT-2012(PESQUISA)
ADMINISTRADORES.COM.BR
A educação é um tema amplamente discutido hoje em dia no Brasil. Aos poucos toda a população vem incorporando aos seus pensamentos a ideia de que o estudo é a forma de ser bem sucedido na vida. E verdade é que a qualidade dos estudos está inteiramente ligado ao desenvolvimento do Brasil. E como está a educação no Brasil hoje?

O Brasil está em desenvolvimento em todos os aspectos e as oportunidades de estudos vêm acompanhando o processo de crescimento da nação. Hoje temos dados muito melhores do que a décadas atrás, mas temos muito a melhorar ainda. O ensino no Brasil tem que passar por uma transformação para chegarmos a um patamar melhor do que estamos hoje e esse é um processo que levará muitos anos.

O Brasil deve passar por uma reforma desde a educação básica. A educação deve ser repensada e reestruturada. O resultado do IDEB vem melhorando, mas resultado deixa a desejar, porque enquanto o Brasil avança um ponto em relação aos dez temos que nesse mesmo período a margem de distância em relação ao desenvolvimento de outros países aumenta porque eles crescem muito mais que nós.

O PROUNI surgiu como uma boa saída e hoje o governo tem um novo desafio que é o de manter o padrão de qualidade desses centros privados em relação aos centros administrados pelos recursos públicos. Outro ponto interessante e que haja um investimento maior em cursos técnicos já que em muitos casos eles estão sendo mais valorizados do que a graduação e isso é prova irrefutável de que a oferta e a demanda não esta adequadas e a valorização dos profissionais estão distorcidas.

É importante que a educação melhore e se desenvolva cada vez mais para que haja uma maior competitividade do nosso país nesse mundo globalizado. Com o crescimento na qualidade da educação obtemos também um melhor aproveitamento das oportunidades, que como povo, temos em nosso país e no cenário mundial obtendo assim um benefício para toda a nação. A educação é primordial para o crescimento do povo brasileiro como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário