quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Segundo semestre de 2012 está muito movimentado em Visconde do Rio Branco




No fim do mês de julho,  tivemos o inédito Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco ‘Geraldo Santos Pereira’, na semana que atraiu o público amante da Sétima Arte de 23 a 28 – segunda-feira a sábado.

Foram exibidos filmes dos cineastas rio-branquenses Jorge Luiz da Silva(Jorson) – Saudades do Jeca; de Luciano Benhame - Escandalosa; de Jacynto Batalha - Visconde do Rio Banco, Um Passeio no Tempo; de José Augusto Muleta – A Banda; de Geraldo Santos Pereira – O Seminarista e Rebelião em Vila Rica; de Antônio Pinto Neto – Jotta Barroso, Vida e Arte. Todos no Auditório Jotta Barroso, Água Limpa.  E o único cujo autor não é rio-branquense, Erick Leite, é  documentário sobre a vida de Geraldo Santos Pereira, EU É GERALDO, mostrado no sábado ao ar livre, no jardim da Praça 28 de Setembro, em frente ao Cine Brasil, que contou com imensa platéia em bela noite de luar transformada em cenário à parte para coroamento do Festival. 

A Banda







Cada noite houve participação dos palestrantes José de Anchieta, escritor e professor de Viçosa, que abordou aspectos da personalidade do amigo Geraldo, irmão gêmeo de Renato Santos Pereira, falecido em 1999. 
Professor José de Anchieta

Professora Theresinha de Almeida Pinto

Professora Sandra Cristina  Medeiros

Cineasta Erick Leite

A Professora  Theresinha de Almeida Pinto, coordenadora do festival, falou sobre a história do Cine Brasil. A Professora Sandra Cristina Medeiros comentou pesquisa realizada sobre a trajetória  artística de Jotta Barroso. 

Jorge Luiz da Silva, Luciano Benhame, Jacynto Batalha, José Augusto Muleta e Antônio Pinto Neto discorreram sobre as suas produções. E Erick Leite abordou a memória ameaçada do cinema brasileiro.
Cineastas Luciano Benhame e Jorge Luiz da Silva

José Augusto Muleta diante da Câmera de Jacynto Batalha

Cineasta Jacynto Batalha, a filha e Erick Leite como câmera

Escritor e cineasta Antônio Pinto Netto

Neste mês de setembro, houve a 6ª Primavera dos Museus, do dia 10 ao dia13, segunda a quinta, na sede do Museu Municipal, situada na Rua do Divino (Tabelião Orlando Costa),  com inauguração dos trajes típicos da Congada Nossa Senhora do Rosário, de Visconde do Rio Branco.  Falaram, na ocasião, Waltecir Melo e a Secretária da Educação, Maria de Lourdes Torres. A santeira Alaíde Ferraz mostrou seus trabalhos artesanais em barro.
Valtecir Melo

Artesã Alaíde Ferraz e escultura em barro 



Houve recital de canto por Ana Lúcia D’Ávila, com apresentação feita pela Professora Theresinha de Almeida Pinto.
Recital de Ana Lucília D'Ávila Pinto





Recital de Ana Lucília D'Ávila Pinto

A Professora Maria Tereza Cândido Pinto e Gabriel Toledo, aluno de Geografia da Universidade Federal de Viçosa, falaram sobre o Rio Xopotó(Chopotó); as enchentes do Rio no Município de Visconde do Rio Branco, e suas consequências sócio-espaciais.
Gabriel Toledo, aluno de Geografia da UFV

Gabriel Toledo, aluno de Geografia da UFV



Professora Maria Tereza Cândido Pinto

Professora Maria Tereza Cândido Pinto

Professora Maria Tereza Cândido Pinto

A jovem Virgínia Nathalino Rodrigues apresentou um belo recital de flauta.
Virgínia Nathalino Rodrigues

O jornalista e cineasta Jacynto Batalha exibiu o filme de sua produção Visconde do Rio Branco, um Passeio no Tempo, que relembra a história da cidade. Este foi o mesmo filme exibido no Festival de Cinema de julho, com alguns cortes, devido à relação de figuras históricas com candidatos nas eleições atuais, o que poderia ser interpretado como conotação política.
Platéia durante a exibição do filme

A Professora Sandra Cristina Medeiros realizou palestra sobre “A Função Social dos Museus”.  Esta professora tivera participação no Festival de Cinema, desenvolvendo temática sobre Jotta Barroso.
Professora Sandra Cristina Medeiros

Professora Sandra Cristina Medeiros



Professora Sandra Cristina Medeiros

E o conjunto Jotta Trio, composto pelos irmãos Juarez, Jair e Jarbas, realizou  apresentação musical, de seu repertório romântico de alta qualidade, tanto na harmonia vocal, quanto na execução exímia de seus instrumentos: violões, cavaquinho e chocalho.  


E poucos dias separam a 6ª Primavera dos Museus da Semana da Cidade, a ser comemorada no Parque de Exposições Mário Bouchardet de quinta-feira a domingo, 27 a 30, quando o 28 de Setembro marca o aniversário da cidade, 130 anos.

Tudo isto em plena campanha eleitoral que vai desembocar nas urnas em 07 de outubro.  Depois virão as comemorações dos vitoriosos e a adaptação dos vencidos, enquanto se aproximam as festividades do fim de ano.

No contexto, estão as expectativas sobre as chuvas que deverão começar em outubro e o pesadelo da tensão sobre enchentes e suas conseqüências até a posse dos eleitos no começo de janeiro. 

2013 começa nova história, com a preocupação de como os futuros administradores vão enfrentar os problemas ambientais, com as várias áreas de risco existentes, e se haverá planejamento diante do crescimento urbano desordenado até aqui verificado.


(Franklin Netto – viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário