sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Incêndios atingem vários pontos da cidade ao mesmo tempo




Desde domingo, vários pontos da cidade têm sido atingidos por incêndios com risco para a vida humana e de maneira predatória para a fauna.

Na Chácara, moradores alegam que tiveram de se juntar para substituir o Corpo de Bombeiros.  Perto dali, no Bairro Nova Rio Branco, imagens  impressionantes mostram o quanto as chamas impuseram medo pela altura alcançada e a proximidade de residências e quintais. Esse Bairro tem pontos considerados dos mais altos do perímetro urbano, onde ficava a antiga caixa d'água que abastecia a zona urbana.
Imagem: Ivone de Barros

A dois ou três quilômetros em linha reta daquele local, o sítio da Família Vianna foi duramente castigado, com eliminação de espécies antigas e raras há muito tempo constituindo parte de uma das poucas reservas ecológicas consideráveis na cidade. O sítio fica 300 metros da Rua Santo Antônio, em frente ao início do Bairro de Lourdes, à margem direita do Rio Chopotó.
Imagem: Roberta Melo

Imagem: Roberta Melo




A primeira suspeita é de ação criminosa, na pergunta imediata:

- Quem teria sido do autor de tamanha monstruosidade?

Embora não seja uma hipótese descartável, parece mais um fenômeno natural resultante da baixa umidade do ar junto ao aquecimento extemporâneo, porque vivemos teoricamente ainda no Inverno.

Com os termômetros a 30º à sombra, a vegetação ressecada, as áreas verdes substituídas pelo asfalto e o cimento armando, os raios do sol não chegam a penetrar no solo para dissipar o calor que voltaria ao ar depois de  amenizado pela crosta terrestre. O reflexo é imediato no aquecimento ambiental que se irradia para os matagais mais próximos, cada vez menos densos e mais isolados. 

Esses fatores facilitam a propagação do calor sobre as folhas e gramas secas facilmente inflamáveis. 

Os pontos atingidos, se estiverem em um provável alinhamento e altitudes correspondentes, abrem suspeitas de ocorrência de uma corrente de ar quente.

No tempo dos canaviais, quase todo ano havia queimadas, na maioria das vezes supostas de ação criminosa.  Certa animosidade entre trabalhadores e usineiros alimentava as suspeitas.  Mas nunca se teve notícia de qualquer apuração que levasse a culpados.  A cana também tinha a época das folhas secas e era um produto que contribuía para diminuir a umidade do ar. O curioso é que não se tinha notícia de queimadas em matas, que eram muito mais densas e abundantes fora do espaço reservado ao plantio da cana. 

Uma hipótese necessária para análise é o fato de os incêndios de agora estarem ocorrendo no perímetro urbano, muito maior do que na época das usinas de açúcar. Na década de 70(Século XX), metade da população do município vivia zona rural.  Hoje, para cada 10 rio-branquenses, 2 estão na roça.   Em 70, o total de habitantes era de 25.000. Em 2010, o IBGE contou 37.942 habitantes para o Município.  Então, há mais de 30.000 morando na cidade, mais do que todos de 1970.

Por isto, o perímetro urbano cresceu. E o pior é que cresceu sem qualquer planejamento que considerasse o impacto ambiental e as necessidades da preservação de reservas que mantivessem o equilíbrio em harmonia com o crescimento.  Estamos tendo enchentes quase anualmente de maneira catastrófica.  Os incêndios de agora parecem mais um resultado desse desequilíbrio.  E têm aspecto devastador.

Na Internet aparecem essas conversas:>

 - Renata Matosinhos:  onde foi isso?

- Roberta Melo:  Aqui agora ao vivo

- Renata Matosinhos:  vc ainda ta ai?

- Renata Matosinhos:  mas alguem viu quem colocou?

- Renata Matosinhos: quem tirou a foto?

- Renata Matosinhos:  rayssa?

- Tatiana Vianna Varon: Jura?

- Tatiana Vianna Varon: Mas está perto de casa... Pq se for esperar o corpo de 
bombeiro......

- Roberta Melo:  pra evitar maiores desgraças

- Roberta Melo:  o fogo virou, aqui ta sem risco

- Tatiana Vianna Varon:  Todo ano a mesma coisa.......

- Tatiana Vianna Varon:  Amanhã o corpo de bombeiro chega.

- Renata Matosinhos kkkk

- Roberta Melo:  Sacanagem, pior que é verdade

- Tatiana Vianna Varon: Mas é verdade!!!! Isso foi a vida inteira! Teve um ano que eu liguei milhões de vezes, nem no outro dia eles apareceram....

- Élida Souza:  Foooogooo rrrsrsrsrs saudades..;) tá muito sumida

- Roberta Melo:  O descaso é mto grande, to bobada

- Aletuza Senra:  Aff

- Tatiana Vianna Varon:  Isso não é novidade!!! Qq hora Vrb vai perder uma mata preservada!!!! :(

- Maria Da Consolação Martins da Cruz: aqui na chacara também tivemos q dar uma de bombeiros!quem será que está fazendo essa maldade!!1

- Roberta Melo:  Sacanagem, td ano a msm coisa, e minguem faz nada, chega ne, aqui eu fui sozinha, pq sabia que vcs estamos tds ai do outro lado, se nao Adeus, ainda bem que vcs sao unidos,

- Neusa Viana: Isso é que mulher de garra! Não tem pra ninguem.

- Jussara Vianna:  Ir no chapadão apagar fogo??? Isso era rotina na nossa vida em Rio Branco. Mas o pior que agora o fogo tá chegando perto das casas. Que tristeza!!!

(Franklin Netto - viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)

Um comentário:

  1. Que fatalidade, fiquei impressionada com as fotos em que aparecem labaredas imensas.
    É pesaroso mesmo saber que a cidade cresceu desordenadamente, sem preocupação com o impacto ambiental.
    Abs,

    ResponderExcluir