terça-feira, 11 de setembro de 2012

COLUNA DE PAULO TIMM(De Portugal) - A formação do PSB



Enviado por luisnassif, dom, 09/09/2012 - 21:59

Autor: 
I
Sem dúvida que o PSB que foi reconstruído a partir de 1985 tem uma dimensão pessedista que se amplia à medida em que o partido cresce. Veja-se em Pernambuco: o Governador e depois Senador Nilo Coelho (Petrolina) era do PSD. Fernando Bezerra Coelho, salvo engano sobrinho de Nilo, aderiu ao PSB pela via do pessedismo. Veja-se a habilidade de Eduardo Campos em atrair setores pessedistas e 'converter' setores udenistas ao pessedismo (veja-se o PSD - o nome não é só coincidência - de Kassab, cuja criação foi apoiada por Eduardo).
Curiosamente Miguel Arraes entrou no Governo de Pernambuco pelas mãos de Barbosa Lima Sobrinho, então Governador pelo PSD e com quem havia trabalhado no Instituto do Açúcar e do Álcool e obteve seu primeiro mandato pelo PSD (Deputado estadual). O Vice-Governador de Arraes foi também do PSD (era tio de Sérgio Guerra, o que ajuda a entender a boa relação de Guerra com Eduardo.
Para mim o grande problema para Eduardo sair candidato a Presidente prematuramente, em 2014, é que ele terá que compor com o udenismo (PIG/PSDB/DEM), pois terá que ser o candidato do anti-lulismo. É uma jogada de risco, pois ele pode terminar sendo 'capturado' pelo udenismo (como o próprio PSDB foi) e não há como aceitar o programa udenista e compor com o pessedismo ao mesmo tempo (essa impossibilidade é que explica a perda de base social e o isolamento crescente do regime de 64).
II
A propósito, o rancor e mesmo o ódio que o elitismo udenista sente por Lula é que se sentiu traído pelo metalúrgico, pois a perspectiva dessa vertente político-ideológica (umas das 3 principais do Brasil junto com o pessedismo e o trabalhismo/populismo) é que Lula faria uma espécie de governo udenista de esquerda e Lula deu um giro e foi resgatar a herança trabalhista/populista e buscar a composição com o pessedismo para não ser isolado e derrubado.
Ainda a propósito, a manipulação e a espetacularização político-midiática do julgamento do 'mensalão' é nada mais nada menos do que uma demonstração de força da vertente político-ideológica udenista-elitista, que detém isoladamente maior 'poder de fogo' no País, poder que só pode ser enfrentado pelas outras duas vertentes somadas. O trabalhismo/populismo - ou o pessedismo - isolados são derrotados pelo udenismo/elitismo. Foi o trágico desacerto entre o trabalhismo e o pessedismo que levou ao golpe de 64. Foi o acerto entre o trabalhismo/populismo e o pessedismo que evitaram o 'impeachment' de Lula em 2005/2006 e propiciaram a governabilidade de lá para cá.
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário