segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Viçosa atinge pontuação histórica no ICMS do Patrimônio Cultural


  De Viçosa,  José Luiz Lopes Gomes

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) de Minas Gerais divulgou a pontuação dos municípios mineiros no ICMS do Patrimônio Cultural, exercício 2013. Viçosa atingiu um histórico 14,90, a maior pontuação do município desde a criação de tal instrumento, em 1996. Este valor representa quase o triplo da pontuação do exercício anterior, 5,30 (veja gráfico em anexo). 

Com a pontuação deste exercício, Viçosa ficou em 2º lugar entre as maiores cidades da região. Na Zona da Mata Norte, Viçosa ficou na 4ª colocação e, na Zona da Mata, em 8º. Entre todas as 689 cidades avaliadas, Viçosa ficou em 50º lugar. A pontuação final do ICMS 2013 pode ser conferida no site www.iepha.mg.gov.br.

O ICMS do Patrimônio Cultural é um instrumento utilizado com sucesso pelo Governo do Estado de Minas Gerais que indica diversas atividades que favorecem a preservação do patrimônio cultural e da memória das cidades por meio da estruturação financeira e administrativa. Por tais atividades a serem desenvolvidas segundo as deliberações do IEPHA, os municípios enviam sua documentação anualmente e, em troca, recebem pontos que equivalem a valores no repasse às cidades do imposto recolhido, que visam o fomento e a continuidade das práticas de preservação do patrimônio.

A Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio da Prefeitura Municipal de Viçosa informou que o êxito na pontuação se deve a muito trabalho e diversos investimentos do setor na memória viçosense, realizados pelo Departamento de Cultura e Patrimônio. 

Entre as práticas realizadas pelo Departamento, constam diversos projetos de Educação Patrimonial nos colégios municipais, manutenção, reformas e reparos nos bens tombados de Viçosa, participação ativa e cautelosa do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Cultural e Ambiental de Viçosa na definição das diretrizes das políticas locais de preservação do patrimônio, uma boa gestão do Fundo Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural, o contínuo contato com os órgãos estaduais responsáveis pelo Patrimônio Histórico, além de outras atividades realizadas em parceria com a população e órgãos públicos.

O aumento da pontuação de Viçosa vem ressaltar a importância do patrimônio viçosense em toda a região e indica um investimento ainda maior do município na área. Com isso Viçosa já prevê novos tombamentos, ações e projetos ainda maiores para os próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário