sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Os constrastes do tempo e a opinião da Professsora de Almeida Pinto

No Museu Municipal, Dona Theresinha e grupo  que participou do 1º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco "Geraldo Santos Pereira"



A Professora Theresinha de Almeida Pinto, Diretora do Museu do Patrimônio Histórico Municipal, comentou nossa matéria publicada quarta-feira no Jornal Consciência da Mata online, sob o título Visconde do Rio Branco vive diante de contrastes que o tempo criou .

Ela diz:


... "gostei de seu artigo sobre a cidade, em que você  dá enfoque ao problema do crescimento não adequado à realidade em que vivemos em pleno sec. 21. Nosso "boom"social e econômico aconteceu no final do século 19,  como resultado de vários fatores, sendo que , dentre eles, o mais importante foi a chegada da estrada de ferro. Daí para cá, outros "booms" estão acontecendo, desordenadamente. O mais  contrastante deles, é , sem dúvida, o do crescimento demográfico  que está  se desenvolvendo a olhos vistos, sem nenhum planejamento, o que traz, paradoxalmente,  movimento, progresso, é claro,   mas traz, também  os  desastres   ecológicos e consequentemente sociais de que nos tornamos testemunhas, ultimamente. Medidas urgentes devem ser tomadas para que não nos tornemos" testemunhas passivas" do caos futuro."

Imagens de referência ao conteúdo da matéria:
Estação Ferroviária

Ponte e trecho da Av. Beira-Rio danificada pela enchente de 2006.

Morro da Forca e Av. Teófilo Otôni, com vista para chaminé da Usina São João

Trecho da Av. Beira-Rio com meia pista interditada, por danificação da enchente de 02/01/2012

Enchente de nov. de 2010, com desmoronamento de prédio da Rua Major Felicíssimo, com uma vítima fatal. Imagem: radio96muriae.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário